Uma boa prova depende muito do nível acadêmico do candidato. Quando se domina bem as disciplinas, tudo fica mais fácil.
Contudo, independentemente do resultado do concurso, o importante é você criar o hábito de estudar permanentemente. A todo instante surgem novas oportunidades e você precisa estar bem preparado.
Para realizar uma boa prova, procure seguir as seguintes recomendações:
1) Preparação - O fundamental em uma boa preparação é procurar incluir o máximo de exercícios. Procure memorizar conceitos, regras e dados importantes. Você vai precisar deles na hora de responder às questões. Conserve a tranquilidade e o pensamento voltado para o sucesso no exame.
Prepare-se de maneira tranquila e consciente para o concurso sem se importar com o número de candidatos. O importante é que você esteja bem preparado. Certifique-se das provas que deve prestar e seu conteúdo; selecione os livros e apostilas para o seu estudo; avalie o tempo disponível e faça uma distribuição racional; inicie imediatamente o seu estudo num curso especializado e não interrompa sua preparação até a véspera da prova. No dia anterior ao exame, procure dormir cedo, a fim de não chegar cansado para a prova.
2) Persistência - Estude com técnica, com interesse e paciência. O bom resultado final é uma consequência natural de sua boa preparação. Planeje o estudo de acordo com sua rotina, mas procurando corrigir vícios que prejudiquem seu rendimento. Trabalhe com persistência, mas também com calma. Não se afobe. Uma preparação intensiva próxima ao concurso é útil. Às vésperas das provas os programas de todas as disciplinas já devem ter sido estudados e aprendidos.
3) A calma - Mantenha a calma durante a prova. Nada de ansiedade, pois ela provoca tensão e diminui suas possibilidades de sucesso. Nada de desatenção. Qualquer atitude negativa pode comprometer as suas pretensões. Ouça atentamente qualquer instrução que seja dada pelo fiscal e leia com atenção as instruções constantes da prova antes de escrever qualquer resposta.
4) Controle o horário - Aproveite bem todo o tempo concedido para o exame. Nada de querer resolver a prova com toda velocidade. Mesmo que ela tenha sido fácil, aproveite o tempo disponível para uma completa revisão das questões. Aperfeiçoe sua prova e só a entregue quando o tempo estiver esgotado. Antes de terminar a prova, aproveite um bom espaço de tempo para fazer a revisão final.
5) Otimismo - Faça sua prova com todo o otimismo, na certeza de que com isso você terá o melhor rendimento possível. Tenha confiança em você e em sua preparação, sabendo que a conquista da vaga é importante, mas que se ela não for possível dessa vez, outras oportunidades surgirão e certamente com a experiência adquirida você vai obter o sucesso esperado.
6) Estudo permanente - Crie o hábito, independentemente de sua idade ou cursos concluídos, de estudar permanentemente, e não apenas visando a este ou àquele concurso. Muitas vezes surgem oportunidades na qual você terá de mostrar bem o seu desempenho acadêmico e já estando bem preparado você sempre estará em melhor condição do que muitos de seus concorrentes. Portanto, não perca tempo. Se sua ideia é garantir a tranquilidade para o resto da vida e, para isso, pensa em ingressar no serviço público, lembre-se que concurso é a única opção e você deve se preparar desde já. Procure uma instituição especializada, com uma equipe pedagógica experiente e oriente-se.
Data da publicação: 20/04/2019
Fonte: UTR DE CAMARGO - ASSESSORIA EM GESTAO PUBLICA