SP-Brasil

Notícias

06 dicas para realizar uma boa prova

Uma boa prova depende muito do nível acadêmico do candidato. Quando se domina bem as disciplinas, tudo fica mais fácil.

Contudo, independentemente do resultado do concurso, o importante é você criar o hábito de estudar permanentemente. A todo instante surgem novas oportunidades e você precisa estar bem preparado. 

Para realizar uma boa prova, procure seguir as seguintes recomendações:

1) Preparação - O fundamental em uma boa preparação é procurar incluir o máximo de exercícios. Procure memorizar conceitos, regras e dados importantes. Você vai precisar deles na hora de responder às questões. Conserve a tranquilidade e o pensamento voltado para o sucesso no exame. 

Prepare-se de maneira tranquila e consciente para o concurso sem se importar com o número de candidatos. O importante é que você esteja bem preparado. Certifique-se das provas que deve prestar e seu conteúdo; selecione os livros e apostilas para o seu estudo; avalie o tempo disponível e faça uma distribuição racional; inicie imediatamente o seu estudo num curso especializado e não interrompa sua preparação até a véspera da prova. No dia anterior ao exame, procure dormir cedo, a fim de não chegar cansado para a prova.

2) Persistência - Estude com técnica, com interesse e paciência. O bom resultado final é uma consequência natural de sua boa preparação. Planeje o estudo de acordo com sua rotina, mas procurando corrigir vícios que prejudiquem seu rendimento. Trabalhe com persistência, mas também com calma. Não se afobe. Uma preparação intensiva próxima ao concurso é útil. Às vésperas das provas os programas de todas as disciplinas já devem ter sido estudados e aprendidos.

3) A calma - Mantenha a calma durante a prova. Nada de ansiedade, pois ela provoca tensão e diminui suas possibilidades de sucesso. Nada de desatenção. Qualquer atitude negativa pode comprometer as suas pretensões. Ouça atentamente qualquer instrução que seja dada pelo fiscal e leia com atenção as instruções constantes da prova antes de escrever qualquer resposta.

4) Controle o horário - Aproveite bem todo o tempo concedido para o exame. Nada de querer resolver a prova com toda velocidade. Mesmo que ela tenha sido fácil, aproveite o tempo disponível para uma completa revisão das questões. Aperfeiçoe sua prova e só a entregue quando o tempo estiver esgotado. Antes de terminar a prova, aproveite um bom espaço de tempo para fazer a revisão final.

5) Otimismo - Faça sua prova com todo o otimismo, na certeza de que com isso você terá o melhor rendimento possível. Tenha confiança em você e em sua preparação, sabendo que a conquista da vaga é importante, mas que se ela não for possível dessa vez, outras oportunidades surgirão e certamente com a experiência adquirida você vai obter o sucesso esperado.

6) Estudo permanente - Crie o hábito, independentemente de sua idade ou cursos concluídos, de estudar permanentemente, e não apenas visando a este ou àquele concurso. Muitas vezes surgem oportunidades na qual você terá de mostrar bem o seu desempenho acadêmico e já estando bem preparado você sempre estará em melhor condição do que muitos de seus concorrentes. Portanto, não perca tempo. Se sua ideia é garantir a tranquilidade para o resto da vida e, para isso, pensa em ingressar no serviço público, lembre-se que concurso é a única opção e você deve se preparar desde já. Procure uma instituição especializada, com uma equipe pedagógica experiente e oriente-se.


Data da publicação: 20/04/2019

Fonte: UTR DE CAMARGO - ASSESSORIA EM GESTAO PUBLICA


Voltar